RPG Maker Land
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RPG Maker Land

O Novo mundo do RPG Maker!!
 
InícioPortalGaleriaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha
Últimos assuntos
» [RMVX] Sistema de Tempo + Spawner
Aula II - Vamos criar uma janela Icon_minitimeSáb Ago 04, 2012 3:26 pm por Édipo 13

» [RMVX] Aventuur
Aula II - Vamos criar uma janela Icon_minitimeSáb Ago 04, 2012 8:48 am por Édipo 13

» Blog Detonados e Downloads Massa!
Aula II - Vamos criar uma janela Icon_minitimeQua Jan 25, 2012 3:25 pm por Édipo 13

» [RMVX] O Templo
Aula II - Vamos criar uma janela Icon_minitimeQua Jan 11, 2012 8:11 am por Édipo 13

» [RPG Maker VX - Filme] Lara e a Caneta Cinza
Aula II - Vamos criar uma janela Icon_minitimeSeg Jan 09, 2012 9:19 am por Édipo 13

» [RPG Maker VX] Mario Kart RPG - Versão NOBug
Aula II - Vamos criar uma janela Icon_minitimeSáb Jan 07, 2012 11:31 am por Édipo 13

» Preciso de battler
Aula II - Vamos criar uma janela Icon_minitimeDom Abr 03, 2011 3:35 pm por bigglia

» [RPG Maker VX] Pescaria 3 - O Final
Aula II - Vamos criar uma janela Icon_minitimeDom Nov 21, 2010 9:20 am por Édipo 13

» [RPG Maker VX] Boy Scout
Aula II - Vamos criar uma janela Icon_minitimeDom Nov 21, 2010 9:19 am por Édipo 13

Parceiros da RMLand!
Aula II - Vamos criar uma janela Bannerpequenoly2

Aula II - Vamos criar uma janela Newbannerreb0

Aula II - Vamos criar uma janela Banner-2

Aula II - Vamos criar uma janela Pronpaganda

Aula II - Vamos criar uma janela Spoweredbytl5

Aula II - Vamos criar uma janela 66334844kk1


Visite Também
Aula II - Vamos criar uma janela Rmbbuttonch6 Aula II - Vamos criar uma janela Tudsobuttongo2

Aula II - Vamos criar uma janela Qquxzd

Aula II - Vamos criar uma janela 35kr81e

Banner da Land
Aula II - Vamos criar uma janela Banneratheronfk6

 

 Aula II - Vamos criar uma janela

Ir para baixo 
AutorMensagem
Shepher
Iniciante
Iniciante



Número de Mensagens : 5
Reputação :
Aula II - Vamos criar uma janela Left_bar_bleue8 / 1008 / 100Aula II - Vamos criar uma janela Right_bar_bleue

Alerta :
Aula II - Vamos criar uma janela Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Aula II - Vamos criar uma janela Right_bar_bleue


Aula II - Vamos criar uma janela Empty
MensagemAssunto: Aula II - Vamos criar uma janela   Aula II - Vamos criar uma janela Icon_minitimeSáb Nov 29, 2008 9:45 am

Olá galerinha duuu malll!!!

Tudoo Blz??

Hoje nós vamos fazer nossa segunda aulllaaa !! Ebaaaaa


ASSUNTO


Vamos aprender a fazer uma janelinhaa!!

Requerimentos

Ter um RPG Maker VX
No RPG Maker VX ter um Editor de Scripts (Se num veio contate o criador Oo)

_____________________________________________________________________

Abra o RPG Maker VX, e depois o Editor de Scripts ^^

Agora escreva assim(escreva e não copie)

Citação :

class Window_Teste < Window_Base
def initialize
super (0,0,320,320)
end
end

Opa, agora, vamos primeiro testar, e depois vamos analisar o código !!

Crie um NPC e bote chamar script com o siguinte código

Citação :

Window_Teste.new


Agora rode o game e fale com o NPC
Que legal uma janelinha!!
Mas, ela tá tão vaziaaaaa!!

Vamos analisar o código antes de preenche-lá!!

Citação :

class Window_Teste < Window_Base # Significa a classe da janela, sendo a Window_Teste filha da Window_Base !! Que herda a suas configs ^^
def initialize # sempre depois da class você deve por isso, que inicializa as configurações
super (0,0,320,320) # Seria a janelinha observe


Seria a mesma coisa que isso
super (x,y,largura,altura)

Você troca a X e a Y pelo local que você quer ( Dica: Sempre some de 32 em 32 pixels )
Largura e altura , você já sabe né, aconselho novamente a somar de 32 em 32 pixels para sua caixa sempre ficar
bonitinha!!
e o end ?
Sempre você deve adicionar os end que é o fechamento do código , aconselho que a cada 2~5 linhas você adicione um end pelo menos
para evitar futuros erros

Agora que analisamos o código, que tal colocarmos algo dentro ??

Que tal , hmmm, um texto ?
O que achaaa??

Ok
Então escreva(escreva e não copie) isso no editor de scripts


Escreveu e não copiou??
Que booom!! Assim que se faizzz!
Agora salve e fale com o NPC ^^, olha lá uma mensagem !!
Agora sim, estamos aprendendo RGSS2!
Citação :

self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
self.contents.draw_text(x, y, largura, altura, "mensagem aqui dentro", 0)
Olhe o código , para saber como ele funciona
^^ Mas, depois de um tempinho ela sai, gostaria de fazer ela ficar lá pra sempre xDD
Então fassa isso
Vá no Main(classe já existente) e logo abaixo de Graphics.freeze bote isso

Citação :

$janela = []

Agora vá no NPC e troque o código de chamar script por esse

Citação :

$janela = Window_Teste.new


Agora fale com o NPC!
Pode ficar lá esperando que a caixinha não sai !!
Mas por que ??

Porque ela foi declarada ! Tudo em RGSS2 precisa de uma declaração !!
____________________________________________________________________________________
^^

Ok, acho que por hoje já está bom né?

PRÓXIMA AULA
Vamos aprender sobre scenes
Ir para o topo Ir para baixo
 
Aula II - Vamos criar uma janela
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Aula III - Scenes
» Aula I - Básico sobre PRINT
» A Arte de criar NPC's

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
RPG Maker Land :: RGSS :: Aulas e Palestras-
Ir para: