Olá galerinha duuu malll!!!
Tudoo Blz??
Hoje nós vamos fazer nossa segunda aulllaaa !! Ebaaaaa
ASSUNTO
Vamos aprender a fazer uma janelinhaa!!
RequerimentosTer um RPG Maker VX
No RPG Maker VX ter um Editor de Scripts (Se num veio contate o criador Oo)
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Abra o RPG Maker VX, e depois o Editor de Scripts ^^
Agora escreva assim(escreva e não copie)
- Citação :
class Window_Teste < Window_Base
def initialize
super (0,0,320,320)
end
end
Opa, agora, vamos primeiro testar, e depois vamos analisar o código !!
Crie um NPC e bote chamar script com o siguinte código
- Citação :
Window_Teste.new
Agora rode o game e fale com o NPC
Que legal uma janelinha!!
Mas, ela tá tão vaziaaaaa!!
Vamos analisar o código antes de preenche-lá!!
- Citação :
class Window_Teste < Window_Base # Significa a classe da janela, sendo a Window_Teste filha da Window_Base !! Que herda a suas configs ^^
def initialize # sempre depois da class você deve por isso, que inicializa as configurações
super (0,0,320,320) # Seria a janelinha observe
Seria a mesma coisa que isso
super (x,y,largura,altura)
Você troca a X e a Y pelo local que você quer ( Dica: Sempre some de 32 em 32 pixels )
Largura e altura , você já sabe né, aconselho novamente a somar de 32 em 32 pixels para sua caixa sempre ficar
bonitinha!!
e o end ?
Sempre você deve adicionar os end que é o fechamento do código , aconselho que a cada 2~5 linhas você adicione um end pelo menos
para evitar futuros erros
Agora que analisamos o código, que tal colocarmos algo dentro ??
Que tal , hmmm, um texto ?
O que achaaa??
Ok
Então escreva(escreva e não copie) isso no editor de scripts
Escreveu e não copiou??
Que booom!! Assim que se faizzz!
Agora salve e fale com o NPC ^^, olha lá uma mensagem !!
Agora sim, estamos aprendendo RGSS2!
- Citação :
self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
self.contents.draw_text(x, y, largura, altura, "mensagem aqui dentro", 0)
Olhe o código , para saber como ele funciona
^^ Mas, depois de um tempinho ela sai, gostaria de fazer ela ficar lá pra sempre xDD
Então fassa isso
Vá no Main(classe já existente) e logo abaixo de
Graphics.freeze bote isso
- Citação :
$janela = []
Agora vá no NPC e troque o código de chamar script por esse
- Citação :
$janela = Window_Teste.new
Agora fale com o NPC!
Pode ficar lá esperando que a caixinha não sai !!
Mas por que ??
Porque ela foi declarada ! Tudo em RGSS2 precisa de uma declaração !!
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^^
Ok, acho que por hoje já está bom né?
PRÓXIMA AULA
Vamos aprender sobre scenes