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Shepher
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MensagemAssunto: Aula III - Scenes   Aula III - Scenes Icon_minitimeSáb Nov 29, 2008 9:46 am

Olá galerinha
Resolvi , fazer a aula III
Então vamos começar?


_______________________

Então Shepher, o que iremos aprender hoje???

R: Scenes.


Scenes é muito importante no RGSS, para nós chamarmos uma scene nós usamos o Chamar script e até mesmo no próprio Editor de scripts, em alguns scripts.

Vamos abrir o Editor de scripts...
Adicione um novo script na área de scripts adicionais e bote o nome de Aula II - Scenes

No editor de scripts escrevaa!! ( escreva e não copie para você aprender e sentir o gostinho de como é escrever no editor de scripts )

Citação :
class Scene_Teste < Scene_Base
def start
super
@janela = Window_Gold.new(10, 10) # Aqui nós chamamos a Window_Gold
end
def terminate
@janela.dispose #Quando a janela é fechada , a Window_Gold também irá se fechar
end
def update
$scene = Scene_Map.new # Volta pro mapa
end
end

Agora crie um NPC e bote o seguinte Chamar script


Citação :
$scene = Scene_Teste

Rode o game e veja o resultado...
Apareceu a janela de GOLD
Mas por que depois de um tempo (minimo tempo neh ) ela sai??

R: Lembra-se do
Citação :
def update
$scene = Scene_Map.new # Volta pro mapa
Quando a Scene_Teste atualiza, ele vai voltar pro mapa...
Assim a Scene sempre vai atualizar, e sempre vai voltar pro mapa ^^
Que tal botarmos umaWindow que você fez ?

Aqui está o código que fizemos na aula passada


Citação :
class Window_Teste < Window_Base
def initialize
super (0,0,320,320)
self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
self.contents.draw_text(4, 0, self.width - 40, 32, "Aula II - Classes - Vamos criar uma janela", 0)
end
end

Ok , agora deixa o código da scene assim!!

Citação :
class Window_Teste < Window_Base
def initialize
super (0,0,320,320)
self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
self.contents.draw_text(4, 0, self.width - 40, 32, "Aula II - Classes - Vamos criar uma janela", 0)
end
end

class Scene_Teste < Scene_Base
def start
super
@janela = Window_Teste.new # Aqui nós chamamos a Window_Teste
end
def terminate
@janela.dispose #Quando a janela é fechada , a Window_Gold também irá se fechar
end
def update
@janela.update # Atualiza a janela...
end
end


Agora rode o game e fale com aquele NPC que fizemos no inicio
Legal apareceu a janela da WINDOW ^^

Agora irei analisar o código com vocês

Citação :
class Scene_Teste < Scene_Base
def start # Inicia a Scene
super
@janela = Window_Teste.new # No @janela é o nome da janela e depois do " = " é chamada a Window
end # Fechamos
def terminate # Aqui faz com que a janela desapareça
@janela.dispose # Sempre ponha o nome da janela(que botamos acima) .dispose Ex: @janela.dispose
end
def update # Faz o update da janela
@janela.update # Sempre ponha o nome da janela (que botamos acima) .update EX> @janela.update
end # FECHA
end # FECHA

Olhe os comentarios ao lado do script ^^

Agora o Básico sobre condições

Condições - Básico


Agora o Básico sobre condições
É apenas o básico irei dar um exemplo e explicar...

Condições é uma das coisas mais usadas na programação.

Os comandos mais usados são:

If, Else e Then.

If = Se

Else = Caso Contrário

Then = Então


EXEMPLO:

Citação :
Idade = 18 # Criamos uma Variável com o Valor 18
if Idade > 18 then # Se Idade for menor que 18 então
print “Você é de menor e nãao por beber” # Aparecer Mensagem
else #caso contrário
print “Você é de maior e então, vamo começa a farra ” # Aparecer Mensagem
end # Fim da Condição

Fim da nossa terceira aula

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MensagemAssunto: Re: Aula III - Scenes   Aula III - Scenes Icon_minitimeDom Dez 07, 2008 3:02 pm

Muito boa Shepher

abraços
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MensagemAssunto: Re: Aula III - Scenes   Aula III - Scenes Icon_minitimeQui Jan 22, 2009 4:17 pm

legal rapaz! ta baseado no João Neto ne? Laughing
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MensagemAssunto: Re: Aula III - Scenes   Aula III - Scenes Icon_minitime

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