Shepher Iniciante
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| Assunto: Aula III - Scenes Sáb Nov 29, 2008 9:46 am | |
| Olá galerinha Resolvi , fazer a aula III Então vamos começar?_______________________ Então Shepher, o que iremos aprender hoje??? R: Scenes.Scenes é muito importante no RGSS, para nós chamarmos uma scene nós usamos o Chamar script e até mesmo no próprio Editor de scripts, em alguns scripts. Vamos abrir o Editor de scripts... Adicione um novo script na área de scripts adicionais e bote o nome de Aula II - ScenesNo editor de scripts escrevaa!! ( escreva e não copie para você aprender e sentir o gostinho de como é escrever no editor de scripts ) - Citação :
- class Scene_Teste < Scene_Base
def start super @janela = Window_Gold.new(10, 10) # Aqui nós chamamos a Window_Gold end def terminate @janela.dispose #Quando a janela é fechada , a Window_Gold também irá se fechar end def update $scene = Scene_Map.new # Volta pro mapa end end Agora crie um NPC e bote o seguinte Chamar script - Citação :
- $scene = Scene_Teste
Rode o game e veja o resultado... Apareceu a janela de GOLD Mas por que depois de um tempo (minimo tempo neh ) ela sai?? R: Lembra-se do - Citação :
- def update
$scene = Scene_Map.new # Volta pro mapa
Quando a Scene_Teste atualiza, ele vai voltar pro mapa... Assim a Scene sempre vai atualizar, e sempre vai voltar pro mapa ^^ Que tal botarmos uma Window que você fez ? Aqui está o código que fizemos na aula passada - Citação :
- class Window_Teste < Window_Base
def initialize super (0,0,320,320) self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32) self.contents.draw_text(4, 0, self.width - 40, 32, "Aula II - Classes - Vamos criar uma janela", 0) end end
Ok , agora deixa o código da scene assim!! - Citação :
- class Window_Teste < Window_Base
def initialize super (0,0,320,320) self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32) self.contents.draw_text(4, 0, self.width - 40, 32, "Aula II - Classes - Vamos criar uma janela", 0) end end
class Scene_Teste < Scene_Base def start super @janela = Window_Teste.new # Aqui nós chamamos a Window_Teste end def terminate @janela.dispose #Quando a janela é fechada , a Window_Gold também irá se fechar end def update @janela.update # Atualiza a janela... end end
Agora rode o game e fale com aquele NPC que fizemos no inicio Legal apareceu a janela da WINDOW ^^ Agora irei analisar o código com vocês - Citação :
- class Scene_Teste < Scene_Base
def start # Inicia a Scene super @janela = Window_Teste.new # No @janela é o nome da janela e depois do " = " é chamada a Window end # Fechamos def terminate # Aqui faz com que a janela desapareça @janela.dispose # Sempre ponha o nome da janela(que botamos acima) .dispose Ex: @janela.dispose end def update # Faz o update da janela @janela.update # Sempre ponha o nome da janela (que botamos acima) .update EX> @janela.update end # FECHA end # FECHA
Olhe os comentarios ao lado do script ^^ Agora o Básico sobre condições
Condições - BásicoAgora o Básico sobre condições É apenas o básico irei dar um exemplo e explicar... Condições é uma das coisas mais usadas na programação. Os comandos mais usados são: If, Else e Then. If = Se
Else = Caso Contrário
Then = EntãoEXEMPLO: - Citação :
- Idade = 18 # Criamos uma Variável com o Valor 18
if Idade > 18 then # Se Idade for menor que 18 então print “Você é de menor e nãao por beber” # Aparecer Mensagem else #caso contrário print “Você é de maior e então, vamo começa a farra ” # Aparecer Mensagem end # Fim da Condição
Fim da nossa terceira aula PRÓXIMA AULA Condições de verdade | |
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Clow Moderador
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| Assunto: Re: Aula III - Scenes Dom Dez 07, 2008 3:02 pm | |
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Druidaz Aprendiz
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| Assunto: Re: Aula III - Scenes Qui Jan 22, 2009 4:17 pm | |
| legal rapaz! ta baseado no João Neto ne? | |
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| Assunto: Re: Aula III - Scenes | |
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