Tutorial de Switchs
IntroduçãoBom, postei esse meu tutorial de switchs porque achei que o fórum precisava de um. Esse tutorial ensina sobre switchs com um exemplo fácil. Esse tutorial não fala sobre switchs locais.
O que são switchs?Não vou explicar muito, switchs são como interruptores, como os de ligar e desligar a luz, eles podem ser apenas On e Off, ou seja ligados e desligados.
Começando a trabalharBom, abra o RPG Maker VX, se seu projeto vir aberto, recomendo fecha-lo e criar um para testes. Começando, crie um evento com o gráfico de uma mulher e abra a janela Comandos de Evento (Para quem não sabe é só dar dois cliques na parte branca debaixo de Comandos de Evento:):
Coloque uma mensagem “Tome uma poção” (Sem as aspas) pelo Mostrar Mensagem, e com o Mudar Item de uma poção ao personagem, não vou explicar isso aqui. Abra a janela Comandos de Evento novamente e clique em Opções de Switch, ira aparecer a janela abaixo:
Mas que opções são essas?Individual: É aqui que você vai criar/selecionar os switchs
Desde: Essa opção é para usar a opção On ou Off de tal switch a tal switch por exemplo: Deixar Ligado/Desligado os switchs de 1 a 10, o
O On e Off embaixo de Operação é o que vai acontecer com o switch selecionado em Individual ou os switchs em Desde
Bom, com Individual selecionado, clique nos três pontinhos (...) do lado de 0001, vai aparecer a janela:
Voltando a trabalhar, em Nome: é onde você coloca o nome do switch, coloque Poção. Essa janela é só onde você define o nome da switch e seleciona a switch para ser usada. Agora clique em Ok, em Operação na janela Opções de Switch coloque On e de Ok. A janela do seu evento deve ter ficado assim:
Agora clique em Nova Página, deve ter ficado tudo vazio, fique calmo, antes de qualquer coisa, coloque o gráfico da mulher nessa página, agora marque a caixa do lado de Switch (Embaixo de Condições de Evento), deve ter aparecido o switch 0001: Poção, se não apareceu, clique no ... e selecione o switch e de Ok depois de selecionar o switch, nos comandos do evento, apenas coloque uma mensagem “Já te dei uma poção!” (Sem as aspas), se fez isso tudo, seu trabalho terminou! Deve ter ficado assim:
Fiz isso tudo, mas o que eu fiz?O que você fez? Você deu vida a uma switch :D e ativou ela, isso na primeira página. Colocou que a segunda página só fosse ativada se o switch Poção estivesse ativo.
Parece mesmo um interruptor, a luz só liga se o interruptor estiver para ligar a luzÉ, mas se a switch não fosse ligada, toda vez que o personagem falasse com a mulher a mulher daria uma poção, o switch foi ligado para impedir isso. Tente fazer um evento que desliga a switch (Operação Off e não On), ao executar esse evento, a switch vai ser desligada e a mulher vai te dar uma poção quando você falar com ela e vai ativar a switch, switchs podem ser usadas para muitas coisas criativas, esse exemplo foi simples.
Mas, e se eu não desligar a switch até o fim do jogo?Ah, a switch vai ficar ligada até o fim do jogo, como num interruptor, e antes que eu esqueça, todas as switchs iniciam desligadas.
AgradecimentosEu agradeço a você por ter lido meu tutorial de switch, e a um amigo, por ter perguntado o que eram switchs, e ao fórum por abrir esse espaço para postarmos tutoriais.
Que venham as criticas e sugestões! :afro: