@Atheron: Tirado da RPG Maker Brasil:http://www.rpgmakerbrasil.com/forum/f20/tutorial-de-pescaria-basico-476.html
Tutorial de Pescaria Básico
Vamos a mais um tuto meu. Esse tuto ensina como fazer um sistema basico de pescaria,
baseado em que o heroi vai a um laguinho e, se ele tiver a vara de pesca, ele podera
pescar se tiver iscas. Vamos à:
Igredientes:
-2 variáveis
-1 common event
-1 switch
-espaço para pelo menos 3 itens
-algumas forks
-char de um cara pescando (se quiser)
Modo de Preparo:
Primeiro va no database e crie tres itens, a vara, o peixe e o saco de iscas.
A vara será um item de Bens Comuns, o peixe será do jeito que você quiser (pode
ser medicinal, bens comuns...) e saco de iscas será switch, uso ilimitado, e
ativado pelo switch "saco de iscas".
Agora no Commons events, crie um evento chamado saco de iscas, inicio automático,
switch "saco de iscas" como disparo. No campo de eventos, crie uma mensagem como:
"Você tem v[***] iscas..." (o v[***] é o numero da variável numa mensagem...)
depois coloque um mudar switch "saco e iscas" e coloque como on/off trigger.
Agora, crie um mapa, e nele coloque uns eventos que farão com que o heroi ganhe
o saco de iscas, a vara e as iscas.Para fazer ele ganhar as iscas, você deve fazer
uma variable chamada "iscas" e coloque para ele somar o numero desejado de iscas
(no evento do saco de iscas, na mensagem coloque o numero da variavel iscas).
Agora, coque um laguinho no mapa, e, na frente desse lago coloque um evento sem
graphic, ao apertar tecla, abaixo do heroi.No campo de eventos coloque o seguinte:
-Crie uma fork sem ELSE Case para ver se o heroi tem o item vara.
-Nessa fork, coloque uma mensagem como "você quer pescar?". Ai tu coloca uma Escolha
sim/não.
-em Sim, coloque outra fork, pra ver se a variavel iscas é maior que zero.No ELSE
Case, coloque uma mensagem dizendo que ele não tem iscas.
-Na fork, coloque uma musiquinha de pescaria, um Mudar variavel "iscas" -1,um esperar
de uns 2 segundos. Crie uma variavel chamada "pesca"-setar-aleatorea:1 e 10.
-Crie uma fork, pra ver se a variável "pesca" for menor que 3 (você pode mudar esse valor,
que é a chance de vir um peixe).Com ELSE.
-Embaixo do ELSE, coloque uma mensagem como "não pegou nada!".
-Na fork, coloque uma mensgem avisando que pescou um peixe e um adicionar item:Peixe.
Depois, copie esse evento em volta de todo o lago. Deve ficar assi:
e e e
e L L L e
e L L L e
e e e
L=Lago
e=evento
Agradeço a todos aquele que me ajudaram no forúm, quando tive duvidas...
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Créditos
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1.tomasmp, por criar.
2. D3V1L_M4y_Cry, por postar.