Crie uma condição de pressionar botão. Aqui no caso, será o botão
A( Nos comandos do RPG Maker, é o
Shift)
Aparecerá dois espaços: Condição e exceção
Deixe Excessão vazio e coloque outra codição: Personagem Torna-se Acima.
Dentro da condição Personagem torna-se Acima, coloque o comando Mover Evento, selecione personagem, clique em pular e bote nas coordenadas: X +0 e Y -2.
Na excessão do comando Personagem torna-se Acima, coloque outra condição. Essa vai ser Personagem Torna-se Abaixo. No espaço da condição cumprida, coloque mover evento, selecione Personagem, clique em pular e bote as coordenadas X +0 e Y +2.
Na excessão de Personagem torna-se abaixo, coloque outra condição. A condição será: Personagem Torna-se Esquerda. No espaço da condição cumprida, coloque o comando Mover Evento, selecione Personagem, clique em pular e coloque as coordenadas X -2 e Y +0.
Na excessão de Personagem torna-se Esquerda, coloque novamente uma condição, dessa vez a condição será Personagem torna-se Direita. No espaço de condição cumprida, clique em mover evento, selecione "Personagem", selecione pular e coloque as coordenadas X +2 e Y +0. Dessa vez, deixe a excessão em branco.
Se tiver feito tudo direito, o evento comum estará assim:
Créditos- Aero x, por criar.
P.S:Quando for colocar o movimento tem que colocar também "ignorar se impossível", senão o jogo trava.